Originals
Pode ser alisado com uma colher para um acabamento liso, trabalhado; para um acabamento arenoso ou aplicado com spray para um acabamento mais bruto. É aplicado em camadas, cujo número depende do tipo e resistência da base usada.
1.1. Paredes de alvenaria: devem ser ásperas e porosas para permitir uma boa aderência, podendo ser utilizados agentes de adesão quando o reboco é aplicado diretamente, ou deve ser aplicado sobre o reforço caso haja infiltração de umidade;
1.2. Armação de metal: Consiste de folha de metal expandida ou tela de arame, seu peso e sua resistência estão relacionados ao espaçamento e rigidez de seu apoio;
1.3. Reboco de gesso: é usado para acabamentos de paredes ou tetos, não sujeitas a condições de umidade intensa;
1.4. Estrutura de madeira ou metal: deve ser robusta, rígida e plana e suporta o reforço de metal ou gesso,
1.5. Reforço de gesso: feito de folhas de argamassa de gesso endurecido cobertas com papel fibroso; são disponíveis reforços isolantes e resistentes.
2. Reboco Sobre as Paredes de Alvenaria
Pode ser aplicado diretamente a tijolos, lajotas cerâmicas ou alvenaria de concreto, se a superfície permitir uma boa aderência, sendo necessário um agente adesivo em casos contrários.
Caso a superfície não seja adequada ou exista possibilidade de umidade ou seja desejada uma superfície resiliente da parede para acústica do espaço, o reboco deve ser aplicado sobre reforço e espaçadores.
3. Tetos de Reboco
Para que o reboco não fique sujeito à fissuramento pela retração da madeira, este não deve ser pregado diretamente nos caibros, devendo limitar a deflexão dos elementos de suporte a 1/360 de seu vão.
Caso o forro seja suspendido do reboco, este pode mover-se independente da estrutura de suporte do piso ou do telhado.
4. Estuque
Com o o reboco de gesso, o estuque é fino, duro e