Origens de roma e períodos da historia romana
Lenda;
No relato dos escritores Tito Lívio e Virgílio, ambos do século I a.C., temos outro relato que designa a origem de Roma. Em seus escritos contam o mito onde o herói troiano Enéias – fugindo da destruição da cidade de Tróia – se estabelece na Península Itálica. Ali, seus descendentes foram responsáveis pela criação de diversas cidades. Entre estes descendentes estavam os irmãos gêmeos Rômulo e Remo.
Seus parentes próximos eram monarcas do reino de Alba Longa e, por causa de uma manobra do ambicioso Amúlio, os dois gêmeos foram jogados no rio Tibre. Sobrevivendo ao atentado, as duas crianças foram acolhidas por uma loba que os amamentara. Depois foram acolhidos por camponeses e, chegando à idade adulta, retornaram à Alba Longa com a missão de restaurar o trono da cidade.
Logo depois de deporem Amúlio do trono de Alba Longa, resolveram fundar uma nova cidade chamada Roma. Durante a construção da cidade, Remo não admitiu o local escolhido por Rômulo para o início da construção da cidade. Tomado pela inveja acabou questionando Rômulo, que durante uma briga matou seu próprio irmão. Dessa forma, Rômulo tornou-se o primeiro rei da monarquia romana.
Histórica;
A data lendária (753 a.C.) da fundação de Roma não representa o período mais antigo de ocupação do local onde a cidade surgiu. Vestígios de povoação foram encontrados e remontam à Idade do Bronze. É provável que a cidade tenha surgido de um forte erguido pelos habitantes do Lácio (latinos e sabinos) para defender-se dos etruscos, que dominavam parte da península Itálica. Roma surgiu no topo do monte Palatino e se expandiu gradualmente pelos outros seis montes vizinhos, o Esquilino, o Célio, o Quirinal, o Viminal, o Capitolino e o Aventino. Mas a cidade não parou de crescer ao longo dos séculos.
Primitivamente, a economia romana era baseada em atividades agrárias e pastoris. A propriedade de terra era a base da riqueza, o que evidencia o caráter