Origem hoteleira
A necessidade dos viajantes em procurar abrigo, apoio e alimentação durante as viagens, fez surgir a hotelaria. O Turismo teve início na Grécia no século VIII, com a locomoção de pessoas aos jogos olímpicos, outros acreditavam ter sido os fenícios por serem criadores da moeda e do comércio.
As termas romanas, embora não fossem para hospedagem e sim lazer, dispunha de água quente, instalações de até 100 mil metros quadrados e cômodos para os usuários descansarem. Os usuários eram dos mais simples até o mais luxuosos e receberam influencia Grega e Romana na construção de estradas, o que expandiam as necessidades.
A Bretanha durante muitos tempo dominada por Roma, colocou á sua cultura a arte de hospedar e ao longo de suas estradas multiplicavam as pousadas. Naquela época os meios de transportes não percorriam mais do que 60 km diários, o que fazia com que as viagens durassem alguns dias. Daí veio o estimulo de criar hospedarias. Em Roma existiam regras rígidas, por exemplo um hoteleiro não poderia receber um hóspede que não tivesse uma carta assinada por uma autoridade, estando ele viajando a negócios ou a serviço de um imperador.
VIA APIA
No tempo do Império Romano, era repleto de pequenas pousadas, e nesses locais ocorria toda a sorte de orgias, crimes e desordens. Nessa época de intrigas políticas e luta pelo poder, os magistrados mantinham essas pousadas sob vigilância, já que civis e militares, além de funcionários dos correios ali se hospedavam. Assim colocavam os donos de pousada em sua folha de pagamento para que relatassem tudo que ouvissem de seus hóspedes. A lei obrigava a manter vigília a noite, como segurança, era obrigatório anotar os nomes, a procedência e a nacionalidade de todos os hospedes. Tudo isso continuou inalterado até o final da Idade Antiga. Com a queda do Imperio Romano, as estradas viera, a ser menos usadas por falta de segurança. Assim diminuiu o numero de hospedes, o que prejudicou as pousadas. Assim a