Hospedagem
A hotelaria é uma indústria de serviços que possui suas próprias características organizacionais. Sua principal finalidade é o fornecimento de hospedagem, segurança, alimentação e demais serviços inerentes à atividade de receber.
O Brasil é um país ainda com pouca tradição no setor hoteleiro. Aqui, a hotelaria teve origem com as hospedarias pertencentes aos portugueses, na maioria das vezes localizadas na própria moradia do proprietário. O primeiro hotel, de classe internacional, foi instalado no Rio de Janeiro em 1816, sendo de propriedade do francês Louis Pharoux. A partir de então, surgiram pequenos hotéis, que incorporavam características de hotéis europeus em seus serviços e instalações.
Somente após a Segunda Guerra mundial, com as grandes transformações tecnológicas e o desenvolvimento industrial crescente, a hotelaria brasileira passou a se aperfeiçoar e criar conceitos próprios, diferenciando as diversas categorias de estabelecimentos e criando regras e normas que direcionassem suas atividades, embora alguns hotéis, inaugurados em época mais recente, como o Copacabana Palace e o Hotel Glória (em 1923 e 1922, respectivamente), ainda reproduzissem o padrão europeu.
Distribuição das principais cadeias hoteleiras nacionais, das cadeias internacionais e dos hotéis independentes que atuam no Brasil.
39% Cadeias Nacionais
13% Hotéis Independentes
48% Cadeias Internacionais
As grandes cadeias hoteleiras nacionais estão aumentando gradativamente sua competitividade em nível internacional. segundo classificação da Horwath Consulting & Soteconti Auditores Independentes S/C, realizada em janeiro de 1999, dentre as oito principais cadeias hoteleiras que atuam no Brasil, três são de origem nacional.
Ranking das Principais Redes Hoteleiras Nacionais e Internacionais no Brasil – Jan. 1999(Em Unidades Hoteleiras)
REDES HOTELEIRAS CLASSIFICAÇÃO
Accor 1ª
Othon