Origem histórica da luta de classes.
priscila leane oliveira souza
SErVIÇO SOCIAL: ORIGEM HISTórica da luta de classes.
Barra- Ba
21/08/2012
priscila leane oliveira souza
SErVIÇO SOCIAL: ORIGEM HISTórica da luta de classes.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Trabalho Profissional II- Gestão Social- Serviço Social e Terceiro Setor Comunicação na Pratica do Assistente Social. Orientadores: Prof. Rosane Malvezzi – Maria Angela Santini- Selma Frosard Costa- Rodrigo Eduardo Zambon.
Barra- Ba
21/08/2012
Introdução
O presente trabalho aborda a história e a ética profissional do serviço social, os avanços, as demandas e a construção para o desenvolvimento da profissão durante toda a sua trajetória. Caracterizando um fenômeno tipicamente capitalista em sua fase monopolista. O serviço social surge paralelo à ideologia dominante e a doutrina social da igreja como uma resposta para os conflitos e contradições capitalistas de maneira a garantir a reprodução de uma forma de trabalho alienada. Apesar de ter sua identidade numa época caracterizada por interesses e ideologias contraditórias, o serviço social é fundamental para a vida do ser humano por “tratar” das mazelas da sociedade e do seu cotidiano, também soluciona com perfeição cada caso, ocasionando mudanças na vida das pessoas.
Em sua trajetória histórica, a sociedade brasileira compreende a Assistência Social como dever moral, sob a perspectiva de caridade, distante da concepção de política social, afirmadora de direitos, tendo uma visão compensatória, que atendam apenas em situações emergenciais.
A Assistência é pratica antiga da humanidade. Ao longo do tempo grupos filantrópicos e religiosos foram adotando praticas de ajuda e apoio aos pobres considerados incapazes e frágeis. Esta ajuda sempre foi pautada pelo principio de que na humanidade sempre haverá os mais fracos, frágeis e