Resenha O que é Ideologia Marilena Chaui
RESENHA – O QUE É IDEOLOGIA – MARILENA CHAUÍ
A obra inicia-se com a proposta de desmistificar o que seria “ideologia”, propondo-se a desfazer o conceito, comumente aceito, de ideologia como “conjunto encadeado de ideias”. Objetiva-se mostrar a verdadeira face da ideologia, qual seja, um conjunto de ideias, criadas a partir de uma realidade histórica, social e política, que oculta esta própria realidade que lhe dá origem, perpetuando a dominação de uma classe social sobre as demais.
Para atingir o fim a que se propõe, que é definir o que seja ideologia, a autora parte inicialmente do exemplo da “Teoria das Quatro Causas”, de Aristóteles.
A Teoria das Quatro Causas explica que tudo que existe tem quatro causas fundamentais e hierárquicas entre si: causa material (matéria da qual um corpo é constituído), causa formal (forma física tomada pela matéria), causa motriz ou eficiente (ação que faz a matéria ter aquela forma), causa final (motivo ou razão pela qual a matéria passou a ter aquela forma).
Com o advento da Física Moderna, houve uma evolução desta teoria, que passou a ser composta de apenas duas causas: eficiente e final.
O homem é definido por esta teoria como um ser peculiar: é uma máquina natural(eficiente) dotado de vontade(final).
A nova sociedade é composta por dois tipos distintos deste homem: o burgês, proprietário das condições de trabalho (é ele quem determina os fins) e o trabalhador, lado mecânico do trabalho(força motriz ou eficiente).
Tal teoria buscou explicar a realidade de forma objetiva e imparcial, contudo, já neste primeiro exemplo podemos observar o cerne ideológico: a inversão entre ideias e realidade: esta é explicada por aquelas, enquanto não se percebe que as ideias é que moldaram a realidade tal como esta se apresenta.
Então, chega-se à questão: o que é real?
O real não é