Origem do profeta
Nasceu numa pequena aldeia sacerdotal chamada Anatote, que distava uns seis quilômetros a nordeste de Micmás e sudeste de Jerusalém. Anatote estava situada na terra de Benjamim, que foi dada aos filhos de Arão.
Era a terra de Abiatar, de quem o profeta foi descendente Por revelação divina, neste lugar Jeremias comprou um lote que tinha pertencido aos seus antepassados (1º Reis 2.26;Jeremias 1.1; 32.7).
Pela sua linhagem, Jeremias poderia ter exercido o ofício levítico,que lhe teria proporcionado prestígio e segurança. Flavio Josefo afirmou que em Israel os sacerdotes eram honrados como se pertencessem à nobreza.A vida de Jeremias é uma da mais bem retratada no AntigoTestamento, mais do que a de outros profetas, como Isaías, Ezequiel e Profetas Menores.
A personalidade do profeta O nome Jeremias significa Jeová exalta e Jeová derruba, que poderia simbolizar as orações de seus pais a favor da desconsolada nação, como também todas as aspirações do profeta.Jeremias foi considerado o mais introspectivo dos profetas. Sua personalidade é a mais claramente descrita no Antigo Testamento. Não é nenhum exagero dizer que para entender o vocábulo profeta é necessário estudar a vida de Jeremias.Ele sempre buscou agradar, em tudo, aquEle que o salvou e o convocou para a peleja. Por causa disso não foi nada popular entre seus contemporâneos, pois exortou Judá a se submeter à denominação do inimigo; mostrou ao povo que o ataque da