Islamismo
Pedagogia 2º B - 2013
INTRODUÇÃO
O islamismo é uma religião monoteísta, fundada em 622 D.C. e articulada pelo Corão ou Alcorão, livro sagrado considerado conter a palavra literal de Deus e os ensinamentos e exemplos normativos de Maomé, considerado o último profeta enviado por Deus. Atualmente a religião islâmica possui mais de um bilhão de adeptos pelo mundo. O islamismo encontra-se em todo o continente, concentrando-se no Oriente Médio e no Norte da África.
HISTÓRIA DO ISLAMISMO
A religião Islâmica foi fundada em 622 d.C. com a Hégira, que é a fuga do Profeta Maomé (seu fundador) da Cidade de Meca para Medina, devido a perseguição dos habitantes de Meca. Essa fuga marca o Inicio do calendário Islâmico. No Islamismo Deus é visto como todo poderoso e absoluto que tudo ordena, não havendo mais lugar para a liberdade do homem. Tudo está previamente marcado e previsto, a consequência desse fatalismo é que não há estimulo por parte da religião para o progresso material, se a pessoa é rica ou pobre é porque Deus quis assim. Também se acredita na existência de céu e inferno: os bons vão para o céu (jardim de delícias, onde há bebidas, carnes de pássaros e virgens adolescentes apaixonadas) e os maus para o inferno, onde há ventos que queimam, escuridão e fumaça. O lugar Sagrado é a mesquita, que significa templo.
MAOMÉ
Nasceu em 29/08/570 d.C. em Meca , e é o fundador da religião Islâmica. Assim como os pais, era comerciante. Por ficar órfão muito jovem, foi criado pelo avô e passou a maior parte de sua vida viajando conhecendo diversas culturas e religiões. Quando completou 25 anos, casou-se com Khadidja, sua primeira esposa, e depois desposou de mais 8 mulheres. Aos 40 anos recebeu a visita do Arcanjo Gabriel, enquanto meditava numa caverna do monte Hira. O Arcanjo anunciou que ele era o último profeta escolhido por Deus e passou para ele 6.232 versos sagrados para difundi-los pelo