Origem do computador
Tema:
História do Computador
Índice 1. Introdução; 2. Breve Historial (Desenvolvimento); 3.1. Gerações dos computadores; 3.2. Tipos de computadores; 3. Conclusão; 4. Bibliografia.
1.Introdução
Visando justamente apresentar de uma forma clara e objetiva a história da computador e a informática, que impulsiona a globalização atualmente, foi desenvolvida esta obra que mostra os principais acontecimentos que desencadearam esta revolução digital que está presentem todos os lugares e campos da humanidade. O computador é uma máquina que pode guardar e processar informações ou dados. Ele é feito de componentes eletrónicos e é capaz de realizar vários trabalhos em simultâneo com alta velocidade e precisão, desde que receba instruções adequadas, orientada por um conjunto de instruções e destinada a produzir resultados completos, com um mínimo de intervenção humana.
2.Breve Historial (Desenvolvimento)
A iniciativa de desenvolver vários artefactos ou artifícios para quantificar objectos e coisas (o calculo) em dispositivos físicos e matemáticos faz parte da história do processamento de dados.
O Ábaco, um instrumento para auxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do ano 2000 A.C. Conhecido em chinês como Suan-pan e em japonês como Soroban, ainda é muito utilizado nos países asiáticos e em alguns centros de ensino pelo mundo.
Blaise Pascal (1623-1662), matemático, físico francês, inventou a primeira máquina de somar (máquina Pascalina) em 1642; construída com rodas dentadas, seu intuito era simplificar o ofício do pai, que era contador.
Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão, aperfeiçoou a
Máquina Pascalina em torno de 1670, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e dividir.
Joseph Marie Jacquard (1752-1834), técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartões perfurados, em 1801.