A origem do computadores
Columbia, um supercomputador da NASA.
Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação.
Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação[1]; e isto é o que muitas pessoas consideram como "computador". Entretanto, atualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robôs, câmeras digitais ou brinquedos.
Índice
[esconder]
1 História 1.1 As primeiras máquinas de computar 1.2 Babbage 1.3 A máquina de tabular 1.4 Os primeiros computadores de uso geral 2 Arquitetura de hardware 2.1 Processamento 2.2 Memória 2.2.1 Memória primária 2.2.2 Memória secundária 2.2.3 Memória terciária 2.3 Entrada e saída 2.4 Barramentos 3 Arquitetura de software 3.1 Instruções 3.2 Programas 3.3 Sistema operacional 4 Impactos do computador na sociedade 5 Classificação dos computadores 5.1 Quanto à Capacidade de Processamento 5.2 Quanto às suas Funções 6 Notas e referências 7 Ver também 8 Ligações externas
[editar] História
Ver artigo principal: Cronologia da evolução dos computadores
[editar] As primeiras máquinas de computar
Pascaline, máquina calculadora feita por Blaise Pascal.