Origem dos computadores
Ábaco, a primeira calculadora da história Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia-a-dia, principalmente nas áreas de comercio de mercadorias e desenvolvimento de construções civis. Ele pode ser considerado como a primeira máquina desenvolvida para cálculo, pois utilizava um sistema bastante simples, mas também muito eficiente na resolução de problemas matemáticos. É basicamente um conjunto de varetas de forma paralela, que contém pequenas bolas que realizam a contagem. Seu primeiro registro é datado no ano de 5500 a.C., pelos povos que constituíam a Mesopotâmia. Contudo, o ábaco também foi usado posteriormente por muitas outras culturas: Babilônia, Egito, Grécia, Roma, Índia, China, Japão, etc.
1621- Régua de Cálculo: O mecanismo do William Oughtred era consistido de uma régua que já possuía uma boa quantidade de valores pré-calculados, organizados em forma que os resultados fossem acessados automaticamente. Uma espécie de ponteiro indicava o resultado do valor desejado.
1623 – Wilhem Schikard – Começa a construção da primeira máquina de calcular.
1642 - Blaise Pascal: Contador mecânico composto por 6 engrenagens com 10 dentes cada, conseguia somar e subtrair.
1672 - Calculadora de Leibniz : A inclusão de duas engrenagens na máquina de Pascal permitiu a realização de multiplicações e divisões, através de operações sucessivas.
1801 - Joseph Jacquard: Primeiro dispositivo mecânico automático, que permitia a realização de tarefas de tecelagem através da leitura de cartões perfurados.
1820 - Charles Thomas de Colmar: Uma máquina de calcular idealizada pelo francês Charles Thomas de Colmar, vende mais de 1500 unidades “ As Arithmometers“.
1822 – Charles Babbage : Primeira tentativa de construção de um computador de uso geral, programado através de um software. Possuía 4 unidades: memória, cálculo, entrada (perfurada) e saída