Origem do computador
Ser maluco não é o mesmo que ser doente mental
Alguns dias atrás James Eagan Holmes, 24 anos de idade, abriu fogo contra várias pessoas na sala de cinema AURORA (THE AURORA THEATER), em Denver, Colorado, EUA. Os disparos aconteceram na sessão de meia noite, na estreia do novo filme do Batman ou por volta desse horário, já que os investigadores ainda não têm certeza.
Este crime horrível nos traz a memória Anders Behring Breivik, o assassino norueguês que matou tanta gente. A mídia chama esses caras de malucos, e eu não discordo deles (eu não discordo da mídia, claro!). Eles SÃO malucos, com ideias loucas, ideias perversas. Mas o que eu quero chamar a atenção é que ser maluco não a mesma coisa que ser doente mental, ou melhor, ser maluco não é a mesma coisa que ESTAR doente mental.
Não devemos esquecer que pessoas se revoltaram contra governos / estruturas governamentais no passado e foram jogadas em instituições psiquiátricas por pura conveniência. Os poderosos não estariam fazendo a mesma coisa hoje em dia?
Quero dizer, pessoas com doenças mentais não são más. Pessoas que cometem chacinas SÃO. As pessoas querem acreditar que criminosos cometem crimes HEDIONDOS por causa de alguma doença mental. Como se o mau não existisse em absoluto. Mas EXISTE O MAU, e nós pacientes psiquiátricos não somos maus. James Eagan Holmes e Anders Behring Breivik SÃO MAUS!
Mas ainda resta uma questão: será que a mídia, a sociedade e os psiquiatras em geral ROTULAM assassinos de multidões como doentes mentais porque quando acreditamos que a pessoa é doente mental e a dopamos a punição é mais rígida?
E eu sempre digo aqui que várias pessoas concordam com as visões políticas de Anders Behring Breivik, e várias pessoas odeiam muçulmanos, como Breivik odeia, por exemplo.
Há um blog, por exemplo, The Commander Anders Breivik Report ("Informativo do Comandante Anders Breivik", seria a tradução aproximada), que aparentemente apoia Breivik totalmente.
Dê uma olhada e tire suas