Origem do cheque
O cheque é uma ordem incondicional de pagamento imediato de valor determinado, formulada pelo titular de uma conta bancária contra a instituição financeira responsável pela mesma, em razão de provisão que o emitente possui junto ao sacado, proveniente essa de contrato de depósito bancário ou de abertura de crédito.
O grande benefício do cheque é a possibilidade de servir como ordem de pagamento, permitindo a retirada dos fundos em poder do banqueiro pelo próprio depositante ou por terceiro, reduzindo a circulação da moeda e permitindo pagamentos à distância.
O cheque é uma das formas de pagamento mais aceitas e populares. Porém, este tradicional instrumento de pagamento cada vez mais perde espaço para os meios de pagamento eletrônicos. Em diversos estabelecimentos comerciais, o cheque foi abolido, em outros é aceito com ressalvas. Devido a sua flexibilidade de prazos e parcelamentos, além dos baixos custos sobre este tipo de operação, o cheque em diversas situações parece ainda ser uma boa opção para os brasileiros. Para aqueles que trabalham com cheques, é necessário estabelecer critérios no recebimento, tomar certos cuidados para evitar fraudes por parte dos golpistas, e principalmente ter mecanismos eficientes de cobrança.
A principal contribuição deste trabalho consiste em oferecer conhecimento e informações sobre este importante título de crédito que é o cheque.
Conceito
O cheque é um documento com titulo de crédito para pagamento à vista, cujo credor tem o direito de receber seu crédito apenas com a apresentação de seu documento para que assim evite qualquer invenção de titulo de crédito não previsto pela lei, sendo assim este crédito só valerá o titulo que nele está escrito pelo emitente, nem menos nem mais. O beneficiário passa titulá-la de direito autônomo independente da relação anterior de ambos (emitente e beneficiário/credor). Para que se tenha o cheque, é requisitada a existência de uma conta bancária para o título.
O emitente é