origem das Psicologias
1. Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?
A importância da história da psicologia é primordial para o ser humano, pois estuda a “Psyché”, estuda o comportamento humano, ajudando à compreender dentro do meio ambiente ;a relação com a sociedade e indivíduos .A partir da história da psicologia que podemos entender os processos históricos que formam as teorias psicológicas.
2. Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?
Suas condições sociais e econômicas da Grécia Antiga era uma época muito conflituosa por causa da terra, alimento etc. Com isso havia a lei dos mais fortes (Lei do Darwinismo), ocasionando a competição entre os gregos. Por meio disso, surgiu a reflexão sobre o homem por meio de Sócrates, Platão e Aristóteles, filósofos que se preocuparam e propiciaram o pensamento grego em relação ao homem.
3. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?
As contribuições fundamentais desses pensadores foram: Sócrates, ele observou e compreendeu a diferença entre os homens e os animais ; que separa o homem dos animais e a razão, ele diz que ela é a essência humana.
Platão diz que em nosso corpo precisamente em nossa cabeça é a morada da alma(razão) e ainda diz que a medula seria o elemento de ligação da alma e o corpo.
Já Aristóteles , trás a relação entre a essência e existência, dizia que a alma não poderia sair do corpo, e ainda ,que todos os seres vivos tinham almas e se dividia em : vegetal, sensitiva e racional. 4. Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de
Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em
Psicologia?
A contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino foram: a alma não era somente sede da razão, mas a prova da manifestação divina no homem e sem a alma também sede do pensamento. Ele tinha sua inspiração em Platão
Já para São