origem da vida
Catalão, 09 de maio de 2014
Docente: Maria Rita de Cássia Campos
Discente: Amanda de Fatima Silva
Matricula: 133389
Relatório referente a aula pratica
1° pratica célula vegetal: cebola
Foi separado as camadas que formam o bulbo da cebola e, com a pinça retirou-se uma pequena amostra da epiderme interior colocou sobre a lâmina em um determinado lado, pois o lado da epiderme que “brilha” não pega corante, utilizou-se o corante violeta genciano e ao microscópio observou essa lâmina sem a solução hipertônica, em seguida na mesma lâmina foi acrescentado uma gota de solução hipertônica e foi possível observar que a membrana se solta da parede celular.
2° pratica: planta elódea
Foi utilizado uma folha da elódea e colocada sobre uma lâmina, foi adicionado uma gota de agua e em seguida aplicado a lamínula em cima da folha, ao microscópio foi possível observar que os cloroplasto se movimentam na célula devido a ciclose que é um movimento citoplasmático circular que ocorre ao redor do vacúolo central nas células vegetais. Esse movimento arrasta organelas e várias substâncias presentes no citoplasma da célula, assim tem como suas principais funções levar os cloroplastos para a parte mais externa do citoplasma facilitando a captação da luz e calor vindos do meio externo.
Osmose e a movimentação da água entre diversos tipos de concentração de substâncias que podem ser dissovildas, quando a água se movimenta, ela o faz com o objetivo de ter a mesma concentração em todos os meios, através de uma pequena membrana com poros que permitem a passagem das moléculas de água. Esse tipo de transporte é chamado de transporte ativo, onde a célula tem um gasto de energia, e quando ela não tem, o transporte chama-se passivo. Durante a osmose, o solvente tem tendência de atravessar a membrana semipermeável na direção da solução com menor concentração, de tal modo que nesta aumenta a quantidade de solvente e na outra diminui. Este