caderno de pratica
Ed. Física - Bacharelado
Caderno de Prática
Doenças metabólicas e atividade física
Tutor Presencial: Prof. Rodrigo Araújo
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Bioquímica como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professor Luiz Fernando A Selistre.
POLO
(Feira de Santana)
2014
INTRODUÇÃO
Doença metabólica é um processo metabólico anormal que poder ser congênito, quando há anormalidade enzimática herdada, ou adquirido quando há doença ou insuficiência de um órgão metabolicamente importante.
Tradicionalmente, as doenças metabólicas hereditárias foram classificadas como distúrbios do metabolismo dos carboidratos, metabolismo dos aminoácidos, metabolismo de ácidos orgânicos, ou doenças de depósito lisossômico; que podem ser doenças decorrentes de erros inatos do metabolismo intermediário e de distúrbios na síntese de moléculas complexas ou macromoléculas, por exemplo.
As doenças metabólicas têm importância clínica, pois afetam a produção de energia ou lesam tecidos críticos para a sobrevivência. . Este desequilíbrio pode interferir com a função normal de vários tecidos do corpo e dos órgãos.
Dislipidemia, resistência insulínica, diabetes melito, hipertensão, obesidade são exemplos de doenças que têm origem de um descontrole metabólico e que sofrem grande impacto benéfico quando se associa a atividade física regular em seu curso.
Dislipidemia denomina-se um distúrbio caracterizado pela concentração de colesterol e triglicerídeos na corrente sanguínea. A dislipidemia pode ser primária ou secundária. A dislipidemia primária deve-se a uma combinação de dieta e genética onde englobam a hiperlipidemias e hipolipidemias. A hiperlipidemia primária resulta de metabolismo lipídico anormal decorrente de uma predisposição genética