Origem da Língua Portuguesa
CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS-ESPANHOL
VERA MARIA PETROSKY
ORIGEM DA LINGUA PORTUGUESA
CURITIBA
AGOSTO 2002
FILOLOGIA/Professor Leonildo
INTRODUÇÃO
Para entendermos melhor a história da nossa língua, nos ocuparemos de algumas páginas da história da Península Ibérica, a partir deste momento simbolizada por PI, para visualizarmos o cenário onde foi palco a dialetação do latim e como consequência o surgimento das línguas românicas, entre elas o Português.
Para tanto, dividiremos a história da PI em quatro fases, a seguir:
1. FASE PRÉ-HISTÓRICA
Muito fala-se e escreve-se sobre a Lusitânia Pré-Histórica, mas muito pouco é o que se sabe a respeito. Há divergências entre autores estudiosos em relação aos povos que teriam habitado originariamente a Península Ibérica. A arqueologia, a etmologia, e a lingüística, com intuito de nos ajudar na solução do problema, todavia nos oferecem poucos dados científicos.
Entre os povos que habitaram a PI, temos os Iberos, Celtas, Fenícios, Gregos e Cartaginenes.
Os Iberos, em linhas gerais, eram um povo agrícola e pacífico e o mais antigo que se tem notícia. Muito pouco sabemos da língua deste povo porque as mais antigas inscrições, já decifradas, revelam traços de influência de origem Celta. Os Celtas por sua vez eram um povo turbulento e guerreiro, mesclaram-se em parte com os Iberos, que já habitava a península, formando assim os Celtiberos. Os fenícios eram povos que assimilaram as culturas do Egito e da mesopotâmia. Seu maior legado foi o alfabeto do qual derivam os caracteres gregos e latinos. Os Gregos eram povos atilados e inteligentes, que serviram-se de rotas comerciais já feitas pelos Fenícios para se estabelecerem na PI, fundando várias cidades como Rosas, Ampurias e Sagunto. A contribuição ao vocabulário deve-se ao Latim que incorporou em seu léxico, numerosas palavras recebidas da Magna Grécia
Os fenícios aliaram-se com os