A origem da lingua portuguesa
Os governantes locais também usavam a Língua Portuguesa para se comunicar com outros governantes de outros locais, e assim a língua portucalense tomou vulto mundial, tendo influenciado também outras línguas.
A Língua Portuguesa é a 5ª mais falada do mundo, a 3ª mais falada do hemisfério ocidental e a mais falada do Hemisfério Sul do planeta.
Além de tudo isso, o idioma é também largamente utilizado como língua franca nas antigas colônias portuguesas de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, todas na África. Ainda por razões históricas, falantes do Português são encontrados também em Macau, no Timor-Leste e em Goa.
A Língua Portuguesa teve origem no que é hoje a Galiza e o Norte de Portugal, derivada do latim vulgar que foi introduzido no Oeste da península Ibérica há cerca de dois mil anos.
Sempre ouvimos falar em países lusófonos, ou seja, que são falantes da língua de lusitana. Mas afinald e contas, de onde vem essa definição?
Nossa língua tem um substratocéltico-lusitano, resultante da língua nativa dos povos ibéricos (povos da península ibérica) pré-romanos, que habitavam a parte ocidental da península (Galaicos, Lusitanos, Célticos e Cónios).
Lusitanos eram um dos povos que habitavam a península onde hoje é Portugal, e por isso o nome desse povo ficou associado ao nome do seu idioma que, por sua vez, misturou-se com o latim vulgar para formar a Língua Portuguesa, que agora falamos.