Origem da filosofia
SENSO COMUM: Compreensão básica inicial do mundo resultante da mera observação desorganizada. Descreve proposições e crenças sem fundamento detalhado e profundo. Tipo de conhecimento que carece dereflexão adequada para oferecer qualquer certeza.
CONHECIMENTO MÍTICO/RELIGIOSO: Forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vive: a origem do mundo, os processos da natureza, os seus valores básicos. Apela para o divino e o sobrenatural para explicar o mundo, caracterizando-se como COSMOGONIA.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO: De maneira simplificada, a filosofia é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.
CONHECIMENTO CIENTÌFICO: Conjunto de conhecimentos acerca do universo reunidos de forma sistemática e objetiva, de acordo com uma certa quantidade de regras que formam o "método científico". Sujeito constantemente à revisão.
PRÉ-SOCRÁTICOS: Primeiros filósofos, anteriores à Sócrates. Inauguraram o pensamento filosófico-científico. Possuem em comum a mesma busca pela explicação da natureza e pelo princípio substancial primordial a partir do qual todas as coisas têm origem
NOCOES FUNDAMENTAIS DO PENSAMENTO FILOSÓFICO CIENTÍFICO:
a) PHYSIS: Natureza, o verdadeiro objeto de estudo dos pré-socráticos, que buscavam explicar a realidade natural sem fazer referência à elementos sobrenaturais.
b) CAUSALIDADE: Averigua a relação entre causa e efeito nos fenômenos naturais. Explicar, nesta perspectiva, é relacionar um efeito a uma causa que o antecede e determina.
c) ARQUÉ: Elemento primordial que serviria como ponto de partida para investigação das relações de causa e efeito.
d) COSMOS: Totalidade do mundo natural ordenada por regras que podem ser compreendidas racionalmente. Daí se origina o termo Cosmologia, que designa a explicação de fenômenos e processos naturais como teoria sobre a natureza e o universo.
e) LOGOS: Discurso racional, argumentativo, em que