Independência do haiti
Independência do Haiti
Go - 15/03/2012
Independência do Haiti
A parte ocidental da ilha de Hispaniola, denominada São Domingos (Saint Dominique), pertencia à França desde 1697. A colonização desta região seguia o modelo aplicado pelos franceses nas Antilhas, ou seja, baseava-se no sistema de plantation, com o açúcar, o café e o cacau ocupando a condição de principais produtos exportados.
A composição social em São Domingos era a seguinte:
Independência do Haiti
Grandes proprietários de terras e de escravos
Geralmente brancos, ocupavam os altos cargos da administração colonial e dedicavam-se ao comércio de importação e exportação.
Escravos negros, libertos e mulatos
Formavam o núcleo da força de trabalho e a grande maioria da população.
1
2/4/2011
Independência do Haiti
Apesar das divergências entre escravos e trabalhadores livres (mulatos), as revoltas contra as autoridades brancas eram frequentes. Com o início da Revolução Francesa, em 1789, a produção açucareira antilhana foi desorganizada. Além disso, a bandeira de igualdade e liberdade repercutiu em São Domingos, indo de encontro aos anseios das camadas populares da região.
A Tomada da Bastilha, por Jean-Pierre Louis Houel.1789.
Independência do Haiti
Em 1791, o longo processo de independência da ilha de São Domingos foi impulsionado com uma ampla insurreição de escravos, liderados por Vincent Ogé, contra as autoridades coloniais.
Revolta em Leocane, autor desconhecido, 1840, Haiti.
Independência do Haiti
Em 1791, o longo processo de independência da ilha de São Domingos foi impulsionado com uma ampla insurreição de escravos, liderados por Vincent Ogé, contra as autoridades coloniais. Os revoltosos empregavam incêndios, assassinatos e torturas contra a população branca, expandindo suas ações a plantações com fortes núcleos de escravos.
Revolta dos negros em São Domingos comandados por Toussaint L’Ouverture, xilogravura, Yan Dargent, 1860.