Origem Da Filosofia
Heráclito, procuram explicar o mundo pelo desenvolvimento de uma natureza comum a todas as coisas e em eterno movimento. Heráclito afirma a estrutura contraditória e dinâmica do real. Para ele, tudo está em constante modificação. Daí sua frase "Não nos banhamos duas vezes no mesmo rio", já que nem o rio nem quem nele se banha são os mesmos em dois momentos diferentes da existência.
A partir da leitura dos textos debatidos nesta semana, discuta a compreensão de logos no pensamento de Heráclito e a origem da filosofia.
Heráclito compreende a Filosofia como o estar desperto, o estar em estado de “vigília”, percebendo a realidade do “todo como um”; é o conhecer-se a si mesmo. Para este objetivo, Heráclito que se deve buscar conhecer a si mesmo. Este conhecimento de si mesmo permite ao indivíduo chegar à essência da filosofia. Quem esta acordado, desperto, pensa em si mesmo, procura conhecer-se, e neste caminho encontra as resposta para a conjuntura, para o real. Neste sentido fica clara a importância do ato de pensar. Mas o que é o si mesmo? O si mesmo é a comunhão singular com o nós, daqueles que estão despertos, por isso agem com prudência, são virtuosos e lutam pela justiça. A pedagogia do conhecer a si mesmo promove a verdadeira liberdade, a ação alicerçada na justa medida. O grande perigo da vida é não conhecer, e não querer conhecer-se. Quem vive dormindo não se realizara a si mesmo, não poderá ser feliz plenamente. Outro elemento da mente desperta é a capacidade de ser sujeito de sua história e não objeto da mesma. O homem sábio é aquele que constrói a si mesmo, e se sabe inacabado, em constante necessidade de fazer-se. Assim pensando, o homem evolui, avança no processo de uma vida virtuosa, completa, verdadeira.
A mente pensante (filosófica) olha para a conjuntura com atenção, sabe vê-la, interpreta-la, sabe ver “reunião do tudo”, supera o monótono, o casual, e descobre a dinâmica do circulo, da conjuntura. Este processo é logos