Origem da Filosofia
A palavra filosofia
A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana.
Os pensadores, inseridos num contexto histórico de sua época, buscaram diversos temas para reflexão. A Grécia Antiga é conhecida como o berço dos pensadores, sendo que os sophos ( sábios em grego ) buscaram formular, no século VI a.C., explicações racionais para tudo aquilo que era explicado, até então, através da mitologia.
A invenção da palavra filosofia, foi atribuída ao filósofo grego Pitágoras de Samos. Segundo Pitágoras, o filósofo é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, as pessoas, a vida, pelo desejo do saber.
Pitágoras afirmava que existiam três tipos de pessoas que compareciam aos Jogos Olímpicos (a festa mais importante da Grécia), as que iam para comerciar durante os jogos, as que iam para competir e brilhar e as que iam para assistir aos jogos e torneios. Segundo Pitágoras, o terceiro tipo é como o filósofo, pois avaliavam o desempenho e julgavam o valor dos que ali se apresentavam.
A filosofia surgiu quando alguns pensadores gregos se deram conta de que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso, pelo contrário, podia ser conhecida por todos, por meio das operações mentais de raciocínio, que são as mesmas em todos os humanos.
Síntese do texto: O mito da caverna
O Mito da Caverna é uma analogia entre o conhecer e o ver, criada por Platão para mostrar a sua ‘visão’ do mundo naquela época. Ele utiliza essa alegoria para explicar como é o processo de conhecimento e qual é a reação das pessoas perante a ‘luz’. Ou seja, a escuridão da caverna representa a ignorância das pessoas, a caverna é o mundo sensível em que elas vivem um ‘casulo’ onde escondem-se da realidade que