Origamis
Quando e onde – tamanho do papel
O que – geralmente histórias orientais.
(inclui,oriente médio, ásia, etc) ou sem vínculo cultural Como – histórias dobradas, origamis prontos, com movimento, cenário, adereço, jogos cooperativos e de criação de histórias em grupo.
**
** O tamanho ideal para as crianças e acompanhantes dobraremjunto com o contador de histórias é o 15x15cm, no papel espelho, sulfite 75gramas ou papel fantasia.
Para o contador de histórias utilizar na história dobrada: 30x30cm e no máximo 35x35cm, em papel espelho ou fantasia, em que os dois lados do papel têm cores diferentes. O contraste de cores ajuda a identificar as dobras Para o contador de histórias utilizar o origami já pronto: papéis A3, A2 e A1, dependendo do origami a ser dobrado. Em gramaturas que variam de 90 a 120.
Dica: papéis para scrapbooking são excelentes para fazer origamis em tamanho maiores, pois já estão no tamanho 30cm por 30cm e tem boa gramatura com bons resultados estéticos.
Dica: reutilização de papéis de revista, jornais e encartes, fazer riscos com caneta hidrocor nos vincos, para enxergar as dobras. Porém, no caso do ambiente hospitalar, NÃO utilizem papéis de jornais e revistas.
Simbologia
Formas Básicas
Panqueca, almofada ou envelope
Sorvete ou pipa
Diamante
Flor ou quadrado
A partir de uma forma básica, ensinar diversos origamis que surgem de uma mesma forma, isso facilita a comunicação e o desenvolvimento do raciocínio, que progride a cada origami.
Pinguim Pete
Adaptação da história de Rachel Katz
O Pinguim resolveu se aventurar ...
...e subir uma montanha nevada, muito alta!!
... mas como continuava frio, ele encolheu a cabeça, para tentar se esquentar.
Ele olha ao redor e vê a neve cobrindo seus pés.
E mais tarde, levantou a cabeça para ver se a neve parou e o frio diminuiu.
Quando ele levantou a cabeça, pensou: “Frio, mas que frio que nada, eu sou
um