Ciências Florestais
É o ramo da ciência que estuda os ecossistemas e os plantios florestais que ainda são vistas exclusivamente como ecossistemas naturais, aplicada ao conhecimento, manejo que é conjunto de estudos e técnicas empregados para a retirada específica de árvores ou outros produtos, garantindo a cobertura florestal da área e reservando a maioria dos exemplares para a manutenção da biodiversidade e produção futura, e a gestão das florestas que planeja e controla todas as etapas de formação e manutenção, monitorando as variáveis físicas de produção, bem como os valores financeiros envolvidos.
O que é Engenharia Florestal?
É o ramo da engenharia que visa à produção de bens oriundos da floresta ou de cultivos florestais, através do manejo de áreas florestais para suprir a demanda por seus produtos, estuda a proteção de grandes áreas cobertas de mata nativa, mas também gerencia de maneira sustentável produtos que esses ecossistemas podem oferecer.
Especialistas na área atuam no desenvolvimento de pesquisas genéticas de sementes, manejo de recursos hídricos, seleção de mudas para plantio e reflorestamento, preparação do solo, entre outras formas de cuidados com a natureza.
Outro importante recurso pesquisado pelos especialistas é a madeira. Eles são responsáveis pelo estudo da gestão e comércio da matéria-prima, sempre preocupados com o reflorestamento e com o uso de forma sustentável.
O uso e a adaptação de produtos florestais aliados à preservação ambiental surgiram pela primeira vez no século XVI, quando os chineses criaram as primeiras técnicas de cuidados e manejo das florestas. Ainda nesse período, apesar de muitos europeus explorarem as matas sem cuidado, surgiram as primeiras legislações que determinavam o reflorestamento de áreas desmatadas, especialmente na França e na Alemanha.
O curso de Engenharia Florestal prepara o profissional para atuar em empresas privadas, órgãos e empresas públicas e