oriente
Clima:
O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, o que proporciona o predomínio de uma paisagem vegetal marcada pela presença de espécies xerófilas (nas áreas de clima árido), ou de estepes e pradarias (nas áreas de clima semiárido). Apenas pequenas faixas de terra, na porção litorânea, apresentam climas um pouco mais úmidos, onde há presença de formações vegetais arbustivas.
Atividades Econômicas:
O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Vegetação:
Em razão dos dois grandes tipos climáticos predominantes, o Oriente Médio exibe dois tipos predominantes de vegetação: as espécies xerófilas, localizadas nas regiões de clima árido, e as estepes e pradarias, localizadas nas regiões de clima semiárido.
Revelo:
O relevo do Oriente Médio em geral é baixo, com exceção das partes leste e especialmente, norte nessa região onde surgem planaltos e cadeias de montanhas. Entre os planaltos, os que se destacam são o da Anatolla, na Turquia, o do Irã e o da Arábia. A principal planície é a da Mesopotâmia, localizada na Síria e, principalmente, no Iraque. Essa planície, formada pelos rios Tigres e Eufrates (os mais importantes do Oriente Médio), apresenta grandes densidade demográficas e nela se cultivam vários gêneros agrícolas, como arroz, trigo, cevada e algodão.
LOCALIZAÇÃO:
Região situada entre o Oriente e Ocidente tendo como referência o Mar Mediterrâneo, o Oriente Médio inclui os países costeiros do Mediterrâneo Oriental (da Turquia ao Egito), a Jordânia, Iraque, Península Arábica, Irã e geralmente o