Oriente Médio
Israel x Palestina
Depois do fim da Segunda Guerra Mundial a ONU resolve dividir a Palestina, para árabes e judeus. Os árabas não gostaram nada disso, e quando o território foi dividido a Faixa de Gaza, conhecida como “Terra Prometida” ficou fora dos domínios de Israel. E os palestinos que ali já estavam há muito tempo se acharam no direito de ficar com aquela terra.
Já faz muitos anos que eles estão em conflito por causa da Faixa de Gaza, localizada entre o Egito e Israel. Pelo menos desde o começo do século 20, quando a ideia de criar um estado judeu no Oriente Médio começou a ser colocada em prática. Dessa vez, a violência aumentou , por causa do sequestro e assassinato de três estudantes que moravam em um assentamento israelense na Cisjordânia.
Israel continua a afirmar que os autores desse sequestro e assassinato foram o Hamas, um grupo político que hoje comanda a Faixa de Gaza e não confirma a autoria do crime, por isso eles entraram e guerra novamente.
Como vingança pela morte dos três estudantes, Israel bombardeou a Faixa de Gaza e pegou um palestino e o assassinou e o queimou e depois disso, pegaram o primo desse menino queimado e o espancaram, fazendo assim os Palestinos começarem a bombardear Israel também. https://www.youtube.com/watch?v=PX23ue3vxEAPetróleo A economia dos países que compõem o Oriente Médio está vinculada diretamente com a extração e o refino do petróleo. Às vezes, essa é praticamente a única fonte de receita para determinados países. Como a região é constituída basicamente por desertos com climas adversos, impróprio para agricultura, a maior riqueza que eles possuem é, sem dúvida, o petróleo.
As maiores fontes de Petróleo no mundo estão no Golfo Pérsico e na Mesopotâmia (Iraque), os quais juntos possuem cerca de 60% de toda reserva do planeta.
Os grandes produtores regionais são: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes