Oriente médio
Em 29 países da região os seguidores do islamismo são a maior parte da população (mais que 76%). Em 7 outros eles são mais que 51%, constituindo-se, portanto, numa força demográfica, econômica e política respeitável. Há ainda 14 outros países onde os seguidores do islamismo representam menos de 50% da população.
O Oriente Médio é uma região de grande instabilidade política. Sua posição geográfica, na confluência dos três continentes que formam o Velho Mundo, contribuiu para que a região fosse o palco de intensas disputas territoriais desde a Antiguidade.
Diversos outros fatores tiveram influência na determinação da instabilidade regional: os antagonismos religiosos; a grande diversidade de culturas; as múltiplas formas de organização política e econômica; e os interesses das grandes potências industriais pelo petróleo.
Três grandes grupos étnicos ocupam o Oriente Médio: os turcos, concentrados no norte, com densidade decrescente em direção ao leste; os iranianos, também concentrados ao norte mas com densidade decrescente para o oeste; e os semitas, concentrados no centro e no sul da região.
Cada um dos três grandes grupos se divide em vários subgrupos, e a diversidade vem crescendo com as migrações regionais. Algumas dessas diversidades expressas por meio das etnias, línguas e religiões.
Economia
Praticamente todo o Oriente Médio tem grandes dificuldades para a obtenção de água, o que dificulta enormemente a agropecuária. Apesar disso, devido à baixa industrialização e à pequena urbanização, a atividade econômica predominante