Oriente Medio
No plano economico soviético, o governo decidia o que as fabricas deveriam produzir e a quantidade. Controlava o salario dos trabalhadores, definia o preço de vendas, etc.
Esse intenso controle possibilitou certo avanço tecnológico em algumas aras e a industrialização do país.
Como o governo controlava toda produção, raramente as industrias lançavam novos produtos. Em razão da Guerra Fria, o governo preferia investir boa parte dos recursos na pesquisa de novas armas. A produção de alimentos ficava em segundo plano.
O governo de Gorbachev propos um conjunto de reformas. Essas medidas baseavam-se em dois princípios: a perestroika e a glasnost.
Com a perestroika Gorbachev buscava liberar a economia soviética: acabar com os monopólios estatais, autorizar a entrada de empresas estrangeiras no pais e garantir a liberdade dos empresários na economia.
A proposta da glasnost era garantir a abertura politica no país, ou seja, deixa-lo mais transparente.
Com o clima de liberdade, as manifestações contrarias se intensificaram na URSS. Como a estrutura do Estado era tao rígida, ela não suportou essas mudanças e em fins de 1991, Gorbachev renuncio à Presidencia e foi declarado o fim da URSS. Diversas republicas que formavam a União Sovietica se declararam independentes.
A desintegração da URSS também significou o fim da Guerra Fria.
A palestina é uma região do Oriente Médio situada entre o mar Mediterrâneo e o rio Jordão. Ali viveram os judeus na Antiguidade. No ano 70, os romanos destruíram a cidade de Jerusalem e os expulsaram de la. Grandes contingentes de judeus se exilaram então em outras regiões do mundo, entre as quais a Europa, onde criaram comunidades judaicas.
No final do