Orientação
Orientação
Introdução
No âmbito do módulo de educação física, sobre orientação, foi-me proposto a realização de um trabalho onde irei compreender melhor este desporto, saber a história e ficar a conhecer tudo o que ele envolve.
O que é orientação?
Orientação é um desporto individual que tem como objectivo percorrer uma determinada distância num terreno variado e desconhecido, obrigando o atleta a passar obrigatoriamente por determinados pontos no terreno (postos de controlo) descritos num mapa que é distribuído a cada concorrente.
É permitido o uso de uma bússola.
Os tempos gastos para percorrer o trajecto são em função das capacidades físicas dos participantes, o treino de leitura do mapa e da rapidez para se orientarem, utilizando técnicas estabelecidas, assim como, das suas capacidades de adaptação ao terreno e da escolha correcta dos itinerários.
Os percursos são de uma extrema variedade e as características do terreno são diversas: areia, florestas mais ou menos densas e relevo mais ou menos acidentados, etc.
História da orientação
A Orientação começou na Suécia por volta de 1900.
Conta-se que um corredor de fundo, matemático, considerou que o tempo gasto a praticar a actividade era um tempo perdido para a mente, resolveu começar a solucionar problemas de matemática enquanto corria. Talvez, este corredor tenha sido a génese das corridas de Orientação.
A necessidade de ocupar a mente enquanto se realizam actividades físicas talvez tenha sido responsável pela grande aceitação deste desporto, que avalia a actividade física a uma actividade mental intensa.
Em 1922, realizou-se o primeiro campeonato distrital na Suécia e em 1937, o primeiro campeonato nacional desse mesmo País.
Os governantes suecos apercebendo-se da utilidade deste desporto, oficializaram para que esta actividade fosse introduzida nos currículos escolares em 1942. Ainda hoje, a Orientação é um dos desportos mais praticados na Suécia e