Orientação
Trabalho realizado por: Diogo Araújo
Índice
1. Introdução
No âmbito da disciplina de Práticas de Atividades Físicas Desportivas (PAFD) foi proprosto à turma um trabalho sobre Corrida de orientação.
A Orientação, embora relativamente recente em Portugal, é um desporto organizado já com mais de 100 anos de existência. Os registos indicam que terá sido em Bergen, na Noruega, no dia 31 de Outubro de 1897, que se organizou a primeira actividade desportiva de Orientação. Os países nórdicos são, ainda hoje, aqueles onde a modalidade tem maior implantação, mobilizando um número de praticantes que coloca a Orientação entre os cinco desportos mais praticados na Escandinávia. A maior prova do mundo, o “O-Ringen”, realiza-se anualmente na Suécia com um número de participantes que chegou a alcançar os 25.000.
Ao longo destes mais de cem anos de existência a modalidade foi evoluindo, tornando-se num desporto altamente desenvolvido, que é praticado em simultâneo, no mesmo espaço e ao mesmo tempo, por todos, independentemente do nível físico ou técnico, da idade ou do género do praticante.
O principal objetivo deste trabalho para mim é aprofundar e adquirir o maior número de conhecimento possivel acerca da modalidade e obviamente realizar um bom trabalho.
1. Definição
Podemos definir a modalidade como uma corrida individual, contra-relógio, em terreno desconhecido e variado, geralmente de floresta ou montanha, num percurso materializado no terreno por pontos de controlo que o atleta deve descobrir numa ordem imposta. Para o fazer, ele tenderá a utilizar um mapa e, eventualmente, uma bússola.
2. Tutela
A nível internacional a modalidade é tutelada pela Federação Internacional de Orientação (IOF – International Orienteering Federation), englobando quatro disciplinas: Orientação Pedestre, Orientação em BTT, Orientação em Esqui e Orientação de Precisão (Trail-O), esta última