Orientação para elaboração de relatorios individuais 2º semestre
1- Para elaborar seu relatório busque colocar aquilo que para os pais é relevante saber sobre o aprendizado de seus filhos.
2- Apontar qualidades das crianças pode ser perigoso, então não as coloque, como discutimos no início do semestre o que é qualidade para um, para o outro pode soar como defeito. Ex:
3- Leia o esquema que temos, e tente mostrar como a criança se adaptou ao semestre, como interage com o grupo, se compartilha, como resolve seus conflitos, se solicita auxilio, como reage diante ao não ou a situações de contrariedade.
4- Em questão dos conteúdos, assimilou o que lhe foi transmitido, apresentou dificuldades, em que aspecto, como foi o trabalho com essa dificuldade, superou, como findou o semestre. Temos que retratar aos pais como a criança se desenvolveu em cada disciplina e lembrar que muitos superaram os objetivos da série e os pais precisam saber disso. Por exemplo, temos muitas crianças do jardim II realizando a leitura de palavras simples, se colocarmos apenas que são capazes de fazer palavrinhas como nosso esquema aponta, o relatório estará incompleto, pois os pais sabem e conhecem o que os filhos já são capazes de fazer.
5- Quando o aluno tem dificuldades, não podemos ocultar, mas os pais tem que ter conhecimento dessas fragilidades antes de colocarmos no relatório, por esse motivo atendam a todos os pais que se fizerem necessário, mas antes compartilhem com a coordenação dessas situações.
6- Sentem-se para brincar com os alunos, para observá-los, esse é um momento rico, pois a criança se coloca ao natural e muitas falas podem ser tiradas desses momentos.
7- Unifiquem os termos para as séries, em leitura, por exemplo, não podemos dizer faz leitura inicial e lê silabando, temos que unificar para a série o termo usado “lê silabando” ou “lê fluente”. Assim para outras questões, como associa o som da palavras, etc. Compartilhem em equipe e passem para coordenação.