ORIENTAÇÃO DAS PESSOAS
A orientação das pessoas é o primeiro passo para a adequação e definição das atividades da organização. Orientar significa determinar a posição de alguém frente aos pontos cardeais; encaminhar, guiar, indicar o rumo a alguém; reconhecer a situação do lugar onde ela se acha para então guiá-la no caminho. Nada vale tentar orientar as pessoas dentro da empresa se a empresa não sabe para onde pretende ir. O importante é conhecer o rumo da empresa, para onde a organização está indo para tentar fazer com que as pessoas a ajudem em sua trajetória. Entender e conhecer a missão e a visão da empresa é fundamental.
A Cultura Organizacional
A cultura organizacional é representada pelo modo de pensar e agir que predomina na organização. A cultura exprime a identidade organizacional; e representada pelo conjunto de normas e valores, hábitos e atitudes que permeiam os comportamentos e relações em uma organização. Ela se refere ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais.
A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira com que ela faz seus negócios, tratam seus clientes e funcionários, o grau de autonomia que existe em suas unidades, lealdade expressa por seus funcionários a respeito da empresa. Esses fatores refletem na mentalidade que predomina na organização.
A cultura representa a identidade da organização. Ela é construída ao longo do tempo e passa a engrenar todas as praticas, proporcionando um referencial de padrão de desempenho entre os funcionários, influenciando a pontualidade, produtividade, qualidade e serviço ao cliente. Onde une todos os membros em torno dos mesmos objetivos e do mesmo modo de agir. Sendo assim, é a cultura que define a missão e provoca nascimento dos objetivos da organização.
Componentes da Cultura Organizacional
1. Artefatos: - aqui estão localizados as estruturas e processos organizacionais visíveis; coisas concretas, observáveis: