Orienta Es Iniciais 1
Caro Professor e Analista,
A presente versão da Matriz Curricular para o Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental não pretende alterar sua concepção, apresentada na versão preliminar disponibilizada anteriormente pela SEE/MG. Como educadores que somos, sabemos que o tempo traz mudanças e uma proposta curricular, documento vivo, deve se adequar, renovar-se, mas guardar o essencial de sua proposta e objetivo. Esta proposta, que se configura como um documento inicial para ser discutido e modificado ao longo dos debates nas SRE, é fruto das ideias que temos ouvido em inúmeras visitas às escolas, das discussões nos encontros e capacitações que temos realizado e do contato com colegas por esse imenso e diverso Estado.
Ao elaborarmos a “Matriz Curricular de Língua Portuguesa” para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tivemos a intenção não só de dar continuidade ao processo de atualização do Currículo de Língua Portuguesa, mas também de atender às expectativas dos professores em relação à definição de conteúdos programáticos dessa área de conhecimento. Destacamos, porém, que além do acervo de conhecimentos a ser selecionado para direcionar o ensino, igualmente importante é a maneira como se deve realizar este ensino, ou seja, a metodologia de trabalho nas escolas.
A linha de trabalho adotada para a elaboração das Orientações Pedagógicas priorizou a articulação entre alguns documentos, a saber: (I) - Matriz Curricular de Língua Portuguesa da SEE/MG (versão preliminar); (II) - Direitos Gerais e Específicos PNAIC e (III) - outras Matrizes Curriculares de Língua Portuguesa.
Igualmente importantes foram:
- O apoio e as contribuições dos Analistas da SEE/MG da Equipe Central - especialistas e responsáveis pela implementação dos CBC de Língua Portuguesa;
- A leitura criteriosa da Coordenação Central do PIP da SEE/MG;
- O estudo e trabalho dedicado do grupo de Analistas do PIP ATC que revisou e reeditou a versão