Orgão dos olhos
É constituído por camadas concêntricas aderidas entre si, com função de: visão, nutrição e proteção.
Externa: Protetora. São a córnea e a esclera.
Média: Vascular. Compreende a íris, a coróide e o corpo ciliar.
Interna: Nervosa. É a retina.
Atrás da pupila, temos o cristalino, que é uma lente que fica dentro de nossos olhos. Os raios de luz atravessam todas essas estruturas e vão até o fundo do olho, onde está a retina, que nada mais é do que um prolongamento do cérebro. A retina é composta de células nervosas e leva a imagem através do nervo óptico para que o cérebro interprete. Na verdade, nós não enxergamos com os olhos, mas sim com o cérebro - os olhos apenas captam a luz e transmitem as informações para o cérebro
PUPILA Ela regula a entrada de luz no olho; contraindo-se em ambientes iluminados e aumentando (dilatando) no escuro.
Veja na imagem a seguir como a pupila reage a luz:
A pupila também é chamada popularmente de "menina do olho".
SISTEMA LACRIMAL A lágrima é produzida pelas glândulas lacrimais, nas pálpebras superiores. O escoamento da lágrima ocorre para o nariz, através do sistema de drenagem da lágrima. O sistema de drenagem se inicia nos pontos lacrimais.
Atrás da pupila, temos o cristalino, SENSAÇÃO VISUAL
A luz, quando chega à retina, estimula a camada de cones e bastonetes, que originam ondas elétricas que se transmitem pelo nervo óptico.
O nervo óptico entra no cérebro e dirige-se a região responsável pela visão onde se processa o fenômeno de "formação das imagens".
Cada olho recebe e envia ao cérebro uma imagem, no entanto, vemos os objetos como um só, devido a capacidade de fusão das imagens em uma só.
A visão binocular (com os dois olhos) nos dá um maior campo visual e noção de profundidade.