Atps Projeto De Pesquisa
Professora a distancia: Ma. Ana Lucia A. Antonio
Profa. Presencial: Maria Donizete M. Perdomo
Um olhar diferente: Envelhecer com qualidade é coisa seria
Sumario
Introdução
A proposta deste projeto é aprimorar os conhecimentos e oportunidades de cuidados e boa saúde, para uma qualidade de vida, expor o que há de melhor a um publico que viveu sua mocidade em prol de seus familiares e sociedade e que agora almejem resgatar a vivacidade. Qualidade de vida na terceira idade oferece todos os alusivos para intervir de forma multidisciplinar articulando ações que viabilizem o resgate produtivo do ser, estimulando o aspecto de cada um. Este experimento leva a concordar de que a expectativa de vida vai além do estar vivo, é o viver com qualidade, isto é: querer viver, gostar de viver e poder viver com dignidade.
Segundo levantamento do IBGE 2010, a população idosa triplicou em 50 anos, sendo o percentual de 4,7% atingindo 10,8% da população. O envelhecimento da população é uma tendência difusa e as expectativas de vida também crescem, tornando um fenômeno mundial. Conforme projeções estatísticas, em 2050 a população idosa será de 1,9 milhões de pessoas equivalente a população infantil de 0 a 14 anos de idade, ou um quinto da população mundial. Com o crescente numero desse publico, provocam uma ampliação das demandas sociais, onde decorrem grandes desafios político, social e econômico.
Papaleo Netto (2007), define o processo do envelhecimento como fases da vida. Redução da capacidade funcional e da resistência e com ela a calvície, o enrugar da pele, a audição e visão enfraquecida, a tristeza e a debilitação física, emocional e psicológica.
Segundo Meassi (2008), para a população e o mundo das comunicações, a velhice é associada como um declínio nas suas capacidades físicas e intelecto, tornando o assunto predominante nas questões de que os idosos necessitam de cuidados médicos especiais. Junto a essa visão, as ações e