Atps uniderp projeto de pesquisa
Educação a Distância - Angra dos Reis
Serviço Social – 6º período
Projetos de Pesquisa em Serviço Social
Profa. Ma. Suzanir Fernanda Maia
Angra dos Reis
Novembro / 2012
Alunos: Antônio Pontes – 195084 Benedita Machado – 204811 Neida Ramos – 201484 Renata Brito – 192827 Rosana Nunes Ramos – 201331 Viviane Martins dos Passos -237489
Ciência, Metodologia e o Trabalho Científico
(ou tentando escapar dos horrores metodológicos1)
Ciência é uma forma peculiar de produzir conhecimento objetivo. Objetividade, ainda nesse senso comum, contrapõe-se à subjetividade. Um conhecimento objetivo seria aquele que independe das posições (ou das opiniões) de um sujeito qualquer. Tal forma de conhecimento, ainda nessa imagem comum, falaria da realidade, e não das opiniões desse ou daquele indivíduo, desse ou daquele grupo social. O conhecimento científico, nessa visão, se imporia a todos. O que caracterizaria a ciência não seria a existência de um método que assegurasse a descoberta de certos aspectos da realidade. O que caracterizaria a ciência seria a dinâmica resumida na seguinte frase: ousadia nas formulações e rigor nas críticas. Caberia ao método científico à virtude de desvelar a realidade, de descobrir suas regularidades e leis. Ou seja, adotar o método científico seria a melhor forma de se chegar à verdade, de descobrir, para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade. O que caracterizaria o chamado método científico (com minúsculas) seria exatamente esse esforço sistemático de crítica (de autocrítica e de crítica aos outros).
Caberia ao método científico à virtude de desvelar a realidade, de descobrir suas regularidades e leis. Ou seja, adotar o método científico seria a melhor forma de se chegar à verdade, de descobrir, para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade.
Não precisamos aceitar integralmente as