Desenvolvimento de poli(acido latico)
O poli(acido lático), tambem conhecido como PLA, consiste em um polimento formado a partir da polimerização por condensação do ácido latico. Este polimero possui caracteristicas de um plastico biodegradavel, absorsivel, atóxico, hidrolisavel, tendo alta performace mecânica quando comparado ao poliestireno, polipropileno e poliestireno. Seu custo de produção é equivalente ao custo de polímeros comerciais, podendo ser de baixo ou de alto peso molecular. Os de baixo peso molecular são amplamente utilizados na area farmaceutica e de biomedicina na sintese de proteses, é tambem utilizado na sintese de cápsula de medicamentos que se necessite a liberação de substâncias ao ser ingerido pelo paciente. O poli (ácido lático) de alto peso molecular é utilizado na fabricação de embalagens, filmes, produtos de higiene entre outros.
A polimerização do ácido lático requer o monômero de alta pureza, uma vez que as impurezas interferem no curso da reação e reduz a qualidade do polimero. Uma dessas impurezas é a presença de solventes polar próticos, inclusive a água, os quais reduzem o peso molecular do polimero formado. O PLA sofre degradação principalmete por hidrolise, formando os monômeros de partida.
A polimerização do ácido lático pode ser feita de duas formas: por abertura do anel do lactide (formada pela união de duas moléculas ácido lático), ou por policondensação direta do ácido. A técnica de policondensação direta é a mais simples, porém resulta em um polimero de baixa massa molecular, enquanto que o método de abertura do anel resulta em um polimero de alto peso molecular. Na síntese do PLA o catalisador mais utilizado é o octoato de estanho.
Atualmente o PLA é sintetizado utilizando elevadas temperatura e tempo reacional (acima de 72 horas). Para purificação deste composto são necessários processos de separação que geralmente utilizam solventes tóxicos, impossibilitando sua reutilização. Desta