Guerra Fria 2
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.
Fatos que marcaram a Guerra Fria
A guerra da Coréia
A guerra iniciou-se em 25 de junho de 1950 e envolveu as forças armadas. De um lado, Estados Unidos e o Reino Unido, em favor da Coreia do Sul, enquanto que, do lado comunista, a China e a União Soviética, aliadas da Coreia do Norte. O estopim da guerra se deu pela invasão das tropas norte-coreanas à Coreia do Sul, após ataque surpresa
A corrida espacial
Os rápidos avanços da tecnologia se deram no período da Guerra Fria. A Corrida Espacial aconteceu no final dos anos de 1950. A União Soviética, como estratégia de defesa a possíveis ataques dos americanos, decidiu investir em estudos mais avançados. Em 1957, eles dão início à chamada Corrida Espacial.
A guerra do Vietna
O Vietnã, assim como a Coreia, estava sendo dividido entre os dois polos econômicos, o capitalismo e o socialismo. A