Sistema sensorial
SABRINA APARECIDA PEDROSO
BASES ANATÔMICAS DE ÓRGÃOS E SISTEMAS
Divinópolis – MG
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO – UNIFENAS
SABRINA APARECIDA PEDROSO
BASES ANATÔMICAS DE ÓRGÃOS E SISTEMAS
Trabalho apresentado á Universidade José do Rosário Vellano, como parte das exigências do curso de Biomedicina para avaliação da disciplina de bases anatômicas de órgãos e sistemas.
Orientador: Maxilliano Reis
Divinópolis – MG
SISTEMA SENSORIAL
Conceito
Para que o sistema nervoso possa exercer suas funções de integração e coordenação, comandando contínuos ajustamentos que se fazem necessários para o perfeito funcionamento do organismo, é preciso que cheguem ate ele informações provenientes dos meios internos e externos. Estes informes originam-se como estímulos que são captados por órgãos específicos, denominados sensoriais, que no seu conjunto, constituem o sistema sensorial. O elemento primário de qualquer órgão sensorial é o receptor que pode ser único ou consistir de um agregado de unidades. O estimulo luminoso e o sonoro: são os órgãos da visão e vestíbulo-coclear.
Órgãos da visão
Compreende o olho e órgãos acessórios.
Olho- O bulbo ocular:
Está localizado na orbita e funciona como uma maquina fotográfica, isto é, dotado de um sistema de lentes que fazem convergir os raios luminosos para os fotorreceptores.
Túnicas do bulbo ocular:
O bulbo ocular apresenta três túnicas concêntricas:
a) túnica fibrosa, a mais externa;
b) túnica vascular, média;
c) túnica interna, a retina, onde se localizam os fotorreceptores.
a).Túnica fibrosa – compreende a esclera e a córnea. Esta ultima é a parte anterior, transparente, da túnica fibrosa do bulbo ocular, e funciona como meio dióptrico, isto é, como meio de refração para os raios luminosos. A esclera é a parte opaca, posterior, da túnica fibrosa, servindo como meio de proteção e