brics
As relações entre Rússia e Índia têm caráter de parceria privilegiada, destacou o presidente russo Vladímir Pútin durante visita oficial a Nova Déli. O ano de 2012 foi especial nas relações entre os dois países pois marcou o 65º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas.
O desenvolvimento da cooperação comercial e econômica foi o tema principal discutido entre os chefes de Estado dos dois países durante a visita de Pútin ao país. Desde 2000, o intercâmbio comercial entre Rússia e Índia aumentou quase 500%.
Em 2012, as exportações russas de máquinas, equipamentos e produtos químicos para o mercado indiano cresceram 40%. Já fizemos um acordo para contribuir para o desenvolvimento da cooperação na área dos investimentos.
Energia
Os programas de energia nuclear são um ponto importante da colaboração entre os dois países. A Índia avalia altamente o apoio de especialistas russos ao projeto de usina nuclear de Kudankulam. As maiores companhias russas são hoje representadas na Índia: no setor metalúrgico estão sendo implementados, projetos de construção de empresas em Bhilai, Rourkela e em outras regiões. A companhia russa Severstal colabora com a parte indiana na criação de uma joint venture metalúrgica de pleno ciclo. As seguradoras russas Ingosstrakh e Rosno também trabalham no mercado indiano.
São importantes também outros projetos conjuntos, entre eles a exploração dos campos de petróleo e de gás Sacalina 1.
A parte indiana assinala que importantes acordos na área da cooperação técnico-militar estão sendo concluídos.
Atenção especial na cooperação bilateral também é dispensada à atividade conjunta no quadro de associações globais como o Brics, OCX, RIC (Rússia, Índia, China), G20 e de outras organizações internacionais
Rússia e India fecham parceria para uma nova aeronave cargueira.
Engenheiros russos e indianos deram inícios aos estudos para concepção de uma nova aeronave cargueira. Esta nova