orgânica
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA
QUÍMICA ORGÂNICA II
DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR
EXTRAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL E RECUPERAÇÃO DO SOLVENTE
FERNANDA MAURER SCHMITT
MARGUIT ARNOLD TRILHA
MARIANA DICK MENEZES
QUÉZIA CRISTIANE EBERT
Turma 1312 - Grupo 7
Professor Flavio R. B. Dilélio
Auxiliar de Ensino Ana Sofia
Novo Hamburgo, 1 de abril de 2014.
DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR
OBJETIVO
Extrair o óleo essencial do cravo da Índia através de uma destilação por arraste de vapor.
MONTAGEM
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A destilação por arraste de vapor é utilizada para a separação de substâncias imiscíveis, geralmente água e substâncias voláteis com ponto de ebulição menor que 100°C. Essa técnica é baseada na lei de Dalton, a qual afirma que, em uma solução, a pressão de vapor de cada componente independe da pressão dos demais, fazendo com que a pressão total seja igual ao somatório de todas as pressões parciais (P total = P1 + P2 + P3+...). Isto leva os componentes a evaporarem a uma temperatura menor, sendo diferente para substâncias miscíveis, onde a pressão total é igual ao produto da fração molar do solvente e da pressão do solvente puro (P total = X solvente x P solvente), de acordo com a lei de Raoult.
A partir desse princípio, é possível extrair óleos essenciais que possuem um ponto de ebulição baixo e podem se decompor com temperaturas elevadas, sendo esta uma técnica adequada para a sua extração.
O cravo da índia apresenta em sua composição 15% de óleos essenciais, sendo 70% - 80% destes constituídos por eugenol.
RESULTADO
A quantidade de destilado obtida pode ser considerada como muito boa, pois foram obtidos aproximadamente 90mL. A aparência do produto era de cor branca e leitosa, resultante da mistura da água com os óleos essenciais. O odor do destilado de cravo da índia era forte e bem concentrado, podendo ser percebido facilmente. A