Orgulho e preconceito, análise sobre a autora e sua obra.
O livro Orgulho e Preconceito aborda os costumes e habitos de uma sociedade materialista e altamente preconceituosa e que se baseava meramente em quanto cada um possuia em sua conta bancária e em com quem meus filhos irmão se casar. Jane Austen era uma escritoria inglesa de ironia mordaz, tanto que seus livros são utilizados até hoje para se estudar o comportamento humano. A escritora é considerada a primeira romancista moderna da lingua inglesa. Ela foi uma das principais responsáveis pela instalação de seu gênero na Inglaterra. Jane Austen era uma mulher a frente de seu tempo.
Desenvolvimento
A um primeiro instance acreditava que o livro se encaixaria no gênero literário lírico, porém esse livro não é trabalhado na forma de versos e mesmo que expresse emoção e sentimentalidade, não chega a se enquadrar no lírico. Em seguida analisei o gênero dramático, pois neste contem drama, porém orgulho e preconceito, não se encaixa nesse gênero que é expecificamente para peças, ele é um gênero que necessita ser encenado.
Então só poderia ser enquadrar no gênero literário épico. O gênero épico vem do grego “épos” (verso) mais “poieô” (faço), e faz referência à narrativa feita em forma de versos. Geralmente conta histórias de fatos grandiosos e heróicos sobre a história de uma civilização ou um povo. Tem como principal característica a presença de um narrador que fala do passado, o que faz com que os verbos apareçam no tempo pretérito, podendo ser esse passado muito ou pouco distante.
Sendo que, no caso do livro Orgulho e preconceito, ele se encaixa em uma vertente mais moderna desse gênero, chamado de gênero narrativo. Esse gênero nasceu do épico, mas foi separado do mesmo por conta de sua estrutura, neste caso, as narrativas não são apresentadas em forma de versos, e sim em prosa. As principais manifestações literárias deste gênero são o romance, a novela e o conto. Esse sub gênero acaba abrangendo uma gama de novos estilos literários que os demais