A sociedade inglesa do século XIX baseada em Orgulho e Preconceito
Por Naiara Pinto
O Romantismo literário na Europa
O romantismo aconteceu entre os séculos XVIII e XIX, foi o resultado de várias transformações políticas e sociais que vinham acontecendo.
Vários escritores participaram desse movimento contribuindo com suas obras literárias que mesclavam o fictício com a realidade política e econômica da época, deixando assim implícito do que realmente se tratavam as obras.
Jane Austen esteve neste período e escreveu romances sobre a vida da classe rural, vista do ponto de vista de uma mulher, e, de maneira irônica, focava em praticas sociais, abordando temas como propriedades, que na época não passavam para as mulheres, mas sim para alguém da família do sexo masculino, mesmo que este fosse um parente distante e também o casamento visto como um meio de garantir uma posição favorável na sociedade.
Apresentação dos personagens:
Antes de começar, achei por bem apresentar as características de alguns personagens. Mesmo para aqueles que já os conhecem bem, é bom observar com bastante atenção a personalidade e a situação social de cada um; isto com certeza tornará muito melhor a leitura dos trechos que se seguirão durante o desenvolvimento desta análise, que inclui aspectos sociais tal como situação financeira da mulher.
Não poderia deixar de começar pelos Bennets, já que toda obra gira em torno dessa família, onde cada qual possui temperamentos distintos.
Começamos então pelo senhor e senhora Bennet, que são os pais da personagem principal, Elizabeth Bennet e de mais quatro filhas: Jane, Mary, Kitty, e Lydia.
Podemos dizer que a senhora Bennet apresenta um caráter frenético, de gênio instável, desesperada para arrumar casamentos vantajosos para suas filhas, em especial Jane, pois é a mais velha e a mais bonita.
O senhor Bennet é completamente diferente. Ao contrário da esposa, ele é calmo e demasiadamente despreocupado, sua filha predileta é