impasses comerciais
O maior impasse comercial existente entre Brasil e Estados Unidos envolve o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico dos países pobres. Vivemos em um mundo capitalista onde a livre concorrência é a regra. No entanto, esse princípio da livre concorrência é falso na medida em que existem países ricos, como os Estados Unidos que usam o discurso da fome e da destruição ecológica para atravancarem o avanço dos países pobres, como o Brasil.
Assim, criticar a produção de Biodiesel a partir da cana-de-açúcar, usando o discurso segundo o qual a fome no mundo vai aumentar por causa disso é hipocrisia e, o que é pior, é usar a luta contra a fome e a destruição do planeta em arma para atrasar o desenvolvimento dos países pobres. Há de se lembrar o verdadeiro estrago ecológico que os países ricos fizeram na África e na Ásia na época do neocolonialismo. Há de se lembrar também que os Estados Unidos já foram eleitos os países que mais poluem o meio ambiente no mundo.
E o que dizer da exploração das empresas multinacionais norte-americanas nos países pobres? Incentivá-se a ignorância com a falta de investimentos em Educação para que as empresas norte-americanas possam explorar da forma mais cruel a mão-de-obra brasileira. Esta fica barateada por causa da falta de instrução e passa a viver de subemprego ou então de trabalhos menos remunerados. Isso causa desesperança, causa alienação.
As pessoas são excluídas de uma decência na Saúde, na Educação e no Saneamento Básico. Só lhes restam irem para a cama e fazerem mais filhos. A população aumenta, não tem vagas para todos nas grandes empresas e aí surgem a fome e a miséria.
E ainda vem dizer que nós, brasileiros, estamos aumentando a fome no mundo. Norte-americanos desgraçados.
Controversias comercias na OMC
Na História, não são poucas as ilustrações da relevância do comércio quando se tem em mente os conflitos entre as nações. As guerras, amostras irrefutáveis da inata intolerância e