embriologia da face
- disco tridérmico: surgem o mesoderma (a partir do ectoderma) e placa pré-cordal (espessamento do endoderma na região cranial).
Durante 3ª SVIU: formação da linha primitiva; formação do mesoderma intra-embrionário; formação do processo notocordal ( a partir do nó primitivo) uniões do ecto e do endoderma: membrana buco-faríngea e membrana cloacal.
Placa e tubo neurais ------------ Placa neural: origina-se de um espessamento do ectoderma na porção mediana da porção cefálica. Sulco neural: depressão limitada pelas pregas neurais (com cristas neurais). Tubo neural: origina-se da fusão das pregas neurais, separa-se do ectoderma e fica envolto por mesoderma. Origina encéfalo e medula espinhal.
Mesoderma e as curvaturas do disco ------- Mesoderma paraxial: origina os somitos; Mesoderma intermediário: origina o aparelho urogenital; Mesoderma lateral: origina as membranas serosas pleural, pericárdica e peritoneal; Flexões céfalo-caudais: na membrana buco-faríngea e na membrana cloacal. Durante a 3ª e a 4ª SVIU. Formação do estomodeo (cavidade bucal primitiva). Curvatura lateral: contribui para a formação do estomodeo.
Estomodeo e processo fronto-nasal -------- Limites do estomodeo: proeminência cefálica (anterior), eminência cardíaca (posterior) e membrana buço-faríngea (teto). Membrana buco-faríngea: rompe-se ao final da 3ª SVIU e desaparece durante a 4ª SVIU. Processo fronto-nasal: se forma por uma migração de células da crista neural, formando uma expansão frontal ao cérebro anterior. Aparelho braquial ---------- 4ª SVIU Constituição: 6 pares de barras espessas (dorso-ventrais) do mesoderma lateral, entre o estomodeo e o coração primitivo, na porção lateral da faringe. Cada arco é separado por uma depressão (sulco braquial – externa –