RESTAURO
ANÁLISE DE RESTAURO NA EDIFICAÇÃO ’’ MUSEU PELÉ’’
Trabalho de Analise de restauro em edificações.
Prof. Alessandra Baltazar
FRANCA
2014
SUMÁRIO
1 HISTORIA 1
2 RESTAURAÇÃO 3
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................5
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..6
1. HISTORIA
Por cerca de duas décadas o antigo imóvel do comendador Ferreira Netto, sendo conhecido como comerciante e construtor de imóveis comerciais e residenciais na região devido ao seu porto e comércio, foi um motivo de vergonha para a Cidade de Santos. Parcialmente destruído após anos e anos de abandono e de um grande incêndio ocorrido em 1994, o velho casarão do século 19 destoava muito da estação em frente e ajudava a deixar a região ainda mais degradada. Quem chegava por ali, fosse turista ou mesmo santista, encontrava esta visão desoladora.
Com apenas três paredes originais se sustentando em pé, parecia ser impossível que um dia fôssemos observar o local recuperado. Entretanto, ao menos desde 2008 já se falava na possibilidade de ali se erguer o futuro Museu Pelé. A região do Valongo e do Porto de Santos realmente carecia de uma grande obra de impacto que não só devolvesse a beleza a região mas que também fizesse com que o movimento turístico tivesse um grande crescimento.
Era visível que não seria fácil restaurar o velho casarão neoclássico de 1865, que depois de pertencer ao comendador ainda foi sede da Câmara Municipal e da Prefeitura de Santos, até 1939 quando os dois poderes foram transferidos para a Praça Mauá, onde estão até os dias de hoje.
Com apenas parte da construção original ainda em pé, era evidente que não seria fácil e nem apenas uma restauração, mas sim uma completa reconstrução do imóvel, para que ele pudesse voltar a vida tal qual era em seus tempos áureos passados.
Apesar da deterioração, o