Histologia bucal
Segundo semestre de Odontologia
Articulação Temporomandibular
ATM
Francisco Beltrão- PR
29 de Novembro de 2013
Alyne Godoy
Thaise Dreher
Odontologia
2ºsemestre
Histologia e Embriologia bucal
Profª Gisele Reisdoerfer
Articulção Temporomandibular
ATM
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a ATM (articulação temporomandibular), é a articulação da mandíbula com o crânio, o processo côndilar da mandíbula com o osso temporal.
É objetivo especificar a constituição estrutural e funcional da ATM, sendo a mesma composta pelo disco articular, tecido retrodiscal (zona bilaminar), membrana sinovial, cartilagem articular, cápsula articular e superfície articular.
Está organizada com explicações detalhadas desde sua formação na vida intrauterina e funções de cada estrutura histológica.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de livros de Histologia e Embriologia bucal e com imagens ilustrativas de sites de pesquisa.
ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (ATM)
A articulação temporomandibular (ATM) é uma juntura situada em cada um dos lados da cabeça e permite os movimentos da mandíbula na mastigação, na fala e na respiração. A ATM pode ser palpada na região imediatamente anterior à orelha. Os pacientes podem apresentar distúrbios relacionados à ATM de um ou ambos os lados, e, por isso, os profissionais da área odontológica precisam compreender a anatomia, a histologia e aos movimentos normais da ATM antes de interpretar qualquer possível distúrbio a ela relacionada. O termo "ATM" é a abreviação para Articulação Temporomandibular, que é a responsável pelo movimento de abrir e fechar da boca. Há duas ATM, uma na frente de cada ouvido.
Vários grupos musculares, ligamentos, articulações, ossos e as arcadas dentárias são responsáveis pela coordenada e harmônica abertura e fechamento da mandíbula.
Desenvolvimento Da Articulação
O