Quimica
SOLUÇÕES QUÍMICAS: NaOH E H2SO4
SÃO LUIS, 2014
Alana Galgani
Andréia Rodrigues
Andreza Gomes
Brenda Viegas
Jaciane Santos
Luciana Oliveira
Natanael S. Rodrigues
Sergiane de Oliveira
Valdeize Moraes
RELATÓRIO TÉCNICO
SOLUÇÕES QUÍMICAS: NaHO E H2SO4
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Química Geral, no Curso de Farmácia, da Faculdade Pitágoras.
Prof.ª Ildenice Nogueira Monteiro
SÃO LUIS, 2014
INTRODUÇÃO
Soluções são misturas homogêneas de dois ou mais componentes, sendo que estes estão misturados uniformemente em nível molecular. Em nosso cotidiano temos diversos exemplos de soluções, como por exemplo, o ar atmosférico, a água do mar, ligas metálicas como o latão e o bronze, etc. O preparo de uma solução envolve o uso de uma substância no estado sólido, conhecida como padrão primário, que deve ser solúvel no mesmo solvente da solução problema e reagir com esta. Esse padrão primário é utilizado para a verificação da concentração molar da solução problema, ou seja, da que está sendo preparada. A esse processo de verificação da concentração real dá-se o nome de padronização. Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação. O H2SO é uma solução de análise volumétrica, ou titulante, consiste basicamente, em determinar o volume de concentração exatamente conhecida, necessário para reagir quantitativamente com outra solução, cuja concentração quer se determinar.
Na titulação o reagente de concentração conhecida é o titulante e a substância que se titula é o titulado. O hidróxido de sódio é altamente instável