Organogramas
Organogramas
O organograma é o gráfico que representa a estrutura formal da empresa, ou seja, a disposição e a hierarquia dos órgãos. Existem várias maneiras de se representar a estrutura da empresa. A escolha do tipo ideal fica a critério do analista, que deve considerar a natureza da organização. O organograma mais utilizado é o clássico.
Organograma Classíco ou Vertical: este tipo é simplificado e procura deixar bem claros os níveis de hierarquia. É bastante utilizado em instituições tradicionais.
Organograma Horizontal: Também é criado com base na hierarquia da empresa, mas tem essa característica amenizada pelo fato dessa relação ser representada horizontalmente, ou seja, o cargo mais baixo na hierarquia não está numa posição abaixo dos outros (o que pode ser interpretado como discriminação, ou que ele tem menos importância).
Organograma Diagonal ou Transversal: É o organograma Clássico, disposto em sentido diagonizado.
Organograma Circular: elaborado com círculos concêntricos que representam as diversas áreas a partir do círculo central, onde localiza-se a autoridade maior da empresa. É um modelo que transmite uma idéia maior de colaboração e participação entre as áreas.
Organograma Linear: No organograma linear tem responsabilidade onde a agilidade e determinações estão relacionadas a um cargo organizacional, o grau de participação e decisão do administrado é claro. As idéias interagem com as idéias atuais e anteriores, ou seja, tem peso e aplicações diferentes.
Organograma Setorial- são elaborados por meio de círculos concêntricos, os quais representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central, onde localiza-se a autoridade maior da empresa.
CONCLUSÃO
1. De acordo trabalho apresentado, pude compreender o objetivo dos organogramas, que é a divisão do trabalho mediante fracionamento da organização, a relação superior subordinado e permitir a análise