ORGANOGRAMA
Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização.
Se entende por organigrama a representação gráfica da organização de uma entidade, empresa ou actividade. A partir deste se pode apresentar a informação geral sobre as características da empresa, assim também como realizar as análises da sua estrutura organizacional.
A maneira como a empresa se organiza para operar seus negócios pode ser apresentada, visualmente, através de um organograma. Organogramas permitem a compreensão da estrutura formal de poder e a relação hierárquica entre os entes que integram a estrutura de um empreendimento, público ou privado, com ou sem fins lucrativos.
Como pôde ser percebida, a própria criação do organograma exige um estudo da organização e a definição do que se pretende representar.
Nos últimos anos tem-se notado uma tendência de mudança nos organogramas das empresas, chamada de “downsizing” que é o “achatamento” do organograma. Esta técnica promove a redução dos níveis hierárquicos da empresa com o objectivo de aproximar os níveis da organização, reduzir mão-de-obra e custos e agilizar processos decisórios. Em outras palavras, reduz a verticalização da estrutura organizacional.
Definição
Organograma é uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica a organização de uma instituição qualquer; um negócio, uma empresa, etc. A finalidade de um organograma é definir com perfeita ordem a função que desempenha cada um na organização perfeita definidas por postos em forma de pirâmide de acordo com o grau de competência.
É precisamente uma rede que define a função de cada um partindo do chefe até o empregado ou colaborador do escalão mais inferior do sistema. Uma plataforma organizativa que ademais define a função a ser desenvolvida por cada um dentro desse sistema organizativo.
Se pode perfeitamente pensar que a realização de um organograma é fácil, porém o organograma está envolvido em